Imagem do Site Dr. Malucelli e Vias Aéreas Languages idioma Portugês idioma Espanhol idioma Inglês
Dr. Antonio V. Malucelli - CRM 11502-PR
Mestre e Professor em Cirurgia
busca no site
  Home Sobre Dr. Malucelli Contato
SITE EM CONSTRUÇÃO | ESTARÁ DISPONÍVEL EM BREVE

Outras Doenças do Tórax

Doenças do Diafragma

Introdução
Nessa seção serão abordadas, em seqüência, as principais doenças que atingem o diafragma e que são:

1- Eventração do diafragma

2- Hérnia(s) e/ou Ruptura(s) do diafragma

3- Paralisia do diafragma

O que é o diafragma?
O diafragma é o principal músculo responsável por nossa respiração. De maneira simplista, podemos dizer que esse músculo nos divide (transversalmente) ao meio. Tudo o que fica para cima do diafragma é o tórax, e o que fica para baixo é o abdômen.

Figura 1: visão superior (Atlas de cirurgia) do músculo diafragma.

As doenças que atingem essa região podem doenças congênitas, doenças adquiridas, tumores malignos e benignos, doenças infecciosas, traumas, etc.

1- Eventração do diafragma

O que é a eventração do diafragma?

É quando o diafragma invade o tórax. Isso ocorre quando o músculo diafragma está paralisado (parado), e, portanto, sem executar sua função na respiração.

Geralmente ocorre em decorrência de uma lesão no nervo frênico. Esse nervo é que, através de estímulos, faz com que o músculo diafragma se movimente. Pode ocorrer lesão do nervo devido a um trauma na região do tórax, bem como em pós-operatórios de cirurgia cardíaca, torácica ou mesmo da região cervical (pescoço). Outra causa do problema pode estar ligada a um tumor que esteja invadindo o nervo frênico em algum local de seu trajeto até o diafragma (no pescoço ou tórax) ou também em decorrência da flacidez muscular motivada pela idade ou por outras síndromes musculares.

Quais são as conseqüências dessa eventração?

Se o nervo não está em operação, ocorrerá o “enfraquecimento” do músculo diafragma com conseqüente passagem total ou parcial do conteúdo do abdômen (intestino, fígado, estômago, etc) para o interior do tórax.

Sintomas

A pessoa poderá apresentar dor torácica, falta de ar, infecções pulmonares de repetição ou alterações no trânsito gastrointestinal.

Diagnóstico

É feito através da história clínica, radiografia (em inspiração e expiração forçada) ou tomografia do tórax. Eventualmente, há necessidade de outros exames.

Tratamento

O tratamento pode ser feito por meio de vídeo-cirurgia do tórax ou cirurgia do tórax minimamente invasiva.

2- Hérnia(s) e/ou Ruptura(s) do diafragma

O que é a hérnia / ruptura do diafragma?
É o enfraquecimento (hérnia) ou a ruptura do músculo do diafragma com conseqüente passagem total ou parcial do conteúdo do abdômen (intestino, fígado, estômago, etc) para o interior do tórax.

Geralmente ocorre em decorrência de um trauma na região do abdômen. Isso ocorre, por exemplo, quando a pessoa sofre um acidente automobilístico e bate com o abdômen no volante do carro, ou quando o cinto de segurança comprime o abdômen. Devido à forte pressão que ocorre nesse local, o conteúdo do abdômen é empurrado para dentro do tórax.

Pode também ocorrer em pós-operatórios de algumas cirurgias do tórax, do abdômen, da coluna ou ainda, em decorrência de infecções (abscesso subdiafragmático, etc). Também pode ocorrer como uma alteração congênita que se apresenta de duas maneiras: hérnia de Bochdalek e hérnia de Morgani.

Quais os tipos dessa hérnia?

1) Hérnia Adquirida

A) Aguda: quando ocorre imediatamente após o trauma, cirurgia ou infecção.

B) Crônica: quando ocorre semanas, meses ou anos após o trauma, cirurgia ou infecção.

2) Hérnia Congênita

As congênitas são:Morgani e Bochdalek: a pessoa já nasce com essas hérnias porém os sintomas podem aparecer na infância, adolescência ou somente na fase adulta.

3) Outras: causas indeterminadas.

Quais as conseqüências dessa hérnia?
A pessoa poderá apresentar dor torácica, falta de ar, infecções pulmonares de repetição ou sintomas de infecção ou de alterações no trânsito gastrointestinal.

Diagnóstico
É feito através da história clínica, radiografia e/ou tomografia do tórax. Eventualmente, são necessários outros exames.

Tratamento

1) Nas hérnias adquiridas:

A) Hérnia Aguda:

O tratamento é cirúrgico, imediato, geralmente através de uma cirurgia, geralmente através do abdômen.

B) Hérnia Crônica;

2) Hérnia Congênita

3- Paralisia do diafragma

O que é a paralisia do diafragma?
Ocorre quando o diafragma está paralisado (parado, sem movimento), e, portanto, sem executar sua função na respiração.

Geralmente ocorre em decorrência de uma lesão no nervo frênico. Esse nervo é que, através de estímulos, faz com que o músculo diafragma se movimente. Pode ocorrer lesão do nervo devido a um trauma na região do tórax, bem como em pós-operatórios de cirurgia cardíaca, torácica ou mesmo da região cervical (pescoço). Outra causa do problema pode estar ligada a um tumor que esteja invadindo o nervo frênico em algum local de seu trajeto até o diafragma (no pescoço ou tórax).

Quais as conseqüências dessa paralisia?
Se o nervo não está em funcionamento, ocorrerá o “enfraquecimento” do músculo diafragma com conseqüente passagem total ou parcial do conteúdo do abdômen (intestino, fígado, estômago, etc) para o interior do tórax.

Sintomas

Diagnóstico
É feito a partir da história clínica, radiografia (em inspiração e expiração forçada) ou tomografia do tórax. Eventualmente, há necessidade de outros exames.

1 | ver no mapa | 1

© Copyright 2010 Dr.Malucelli e Vias Aéreas | Todos os direitos reservados | Política de Privacidade e Termos de Uso | login