Conhecido popularmente como peito de pombo, o Pectus Carinatum é uma deformidade na região do tórax que pode causar transtornos na vida de quem convive com ele. Neste artigo você vai conhecer mais sobre o assunto e como funciona a cirurgia de Pectus Carinatum.

Como já falamos anteriormente aqui no blog, existem diferentes tipos de Pectus e milhares de pessoas no mundo possuem esta condição, com casos que se diferenciam bastante uns dos outros.

Os Pectus são deformidades da parede do tórax que ocorrem através do crescimento anormal e irregular das cartilagens da costela, da própria costela ou ainda do osso esterno.

Dentre todos os tipos de Pectus o menos conhecido é o Carinatum, que tem como principal característica a protrusão do osso esterno e das costelas, o que causa bastante desconforto, principalmente estético, nas pessoas que sofrem com essa deformação.

Mas e como funciona a cirurgia do Pectus Carinatum?

Na verdade, existem dois tipos de tratamentos cirúrgicos:

Cirurgia do Pectus Carinatum com cicatrizes nas laterais do tórax

Criado há muitos anos por um cirurgião argentino, essa técnica é a mais conhecida e vem sendo modificada e aperfeiçoada com o passar do tempo, de acordo com a tecnologia disponível no mercado.

Realizada através de duas incisões de aproximadamente 5 cm cada na região lateral do tórax, essa cirurgia consiste em introduzir uma barra cirúrgica previamente curvada entre a pele e os músculos do tórax do paciente.

Depois de algum tempo a barra passa a ser comprimida e é fixada nas costelas, fazendo assim com que o Pectus Carinatum se desfaça. A barra e retirada entre 12 e 24 meses após o Procedimento.

Cirurgia do Pectus Carinatum com a “técnica do dr. Malucelli”

O uso desta técnica pode variar bastante de acordo com a estatura e a localização das curvaturas do Pectus da pessoa que será submetida ao procedimento, mas de uma forma geral, a cirurgia é realizada através de um corte de aproximadamente 13 centímetros na região do tórax.

Em pacientes do sexo masculino, o recomendado é que o corte seja realizado no sentido longitudinal, ou seja, de cima para baixo. Essa técnica é indicada nos homens para evitar que ocorram lesões na pele abaixo dos músculos caso a pessoa ganhe bastante peso ou até mesmo massa corporal.

Já quando se trata de mulheres, o ideal é que o corte seja realizado no sentido transversal, abaixo dos seios. Dessa forma a cicatriz ficará bastante discreta e será possível escondê-la com sutiã ou roupas de banho.

A técnica desenvolvida pelo Dr. Malucelli, para a cirurgia de Pectus Carinatum é resultado de muita pesquisa e utiliza a associação de 08 tipos diferentes de cirurgias, que ou foram desenvolvidas pela própria equipe ou escolhidas criteriosamente entre 20 técnicas conhecidas na literatura médica.

O objetivo da cirurgia é corrigir as curvaturas das cartilagens costais (condroplastias) defeituosas do osso esterno e também dos ossos das costelas (osteoplastias) e por isso, foram desenvolvidos materiais cirúrgicos específicos, que permitem que a equipe e o Dr. Malucelli realizem micro torções e micro rotações dessas estruturas do corpo.

Os fios cirúrgicos utilizados são absorvidos pelo corpo com o tempo são colocados em pontos estratégicos da cavidade e servem como o ponto central de uma barra cirúrgica que é curvada durante a cirurgia, o que permite que qualquer tipo de curvatura, protrusão ou afundamento do tórax possa ser corrigida.

A principal diferença e benefício dessa técnica é que se houver a necessidade de corrigir qualquer outra estrutura, como por exemplo: mamas, parede abdominal, localização da implantação dos músculos peitorais ou as cabeças das clavículas é perfeitamente possível.

Você sofre com o Pectus Carinatum? Conhece alguém que possui essa deformidade e tem a vida afetada por isso? Entre em contato com o Dr. Malluceli e encontre a melhor solução para o seu caso.

Relacionados: