O suor excessivo afeta milhares de pessoas no Brasil, mas existem muitas questões sobre os tratamentos e quais deles são indicados para cada caso. Afinal, quais são as dúvidas mais comuns sobre hiperidrose?

O paciente portador da Hiperidrose muitas vezes têm suas vidas afetadas tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal, uma vez que o suor em excesso pode causar situações bastante desconfortáveis.

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, abaixo você confere as dúvidas mais comuns sobre a hiperidrose (suor excessivo).

A Hiperidrose é uma doença?

Sim! Apesar de ser considerada uma doença, o suor em excesso não leva o paciente a óbito e nem diminui o tempo de vida dele. O principal incômodo é mesmo sobre a qualidade de vida.

É hereditária?

Existe sim uma influência nesse sentido, mas somente em 30% desses casos é possível encontrar casos parecidos na família, ou seja, a maior parte dos portadores de hiperidrose não são influenciados pela genética familiar.

Qual a diferença entre Hiperidrose Palmar e Axilar?

A Hiperidrose Palmar é quando o suor em excesso ocorre principalmente nas palmas das mãos e na planta dos pés. O paciente que enfrenta essas condições está sempre com as mãos e pés bastante úmidas e molhadas.

Os sintomas da doença aumentam consideravelmente em situações de ansiedade e/ou nervosismo, sendo o suor aumentado ao ponto de pingar das mãos ou encharcar os pés, impedindo que o paciente possa usar meias de materiais como o algodão.

Já quando falamos em Hiperidrose axilar, nos referimos ao suor das costas e axilas. A famosa “pizza” embaixo dos braços é bastante comum nesses casos.

Alguns pacientes possuem a Hiperidrose palmar e axilar, nessas situações é fundamental que o paciente escolha o local que causa mais incômodo e se o suor ocorre com a mesma intensidade em ambas as áreas.

O que causa a doença?

Apesar de muitas pesquisas, o fator causador do suor excessivo ainda é desconhecido. As glândulas sudoríparas são controladas pelo sistema nervoso autônomo e quando as pessoas

tem hiperidrose parece que ocorre uma hiperestimulação dessas glândulas, ocasionando a doença. Sabemos que transpirar faz parte do ser humano e é essencial para a evolução, mas desde que moderadamente.

Qual o melhor tratamento contra a hiperidrose?

Existem inúmeros tratamentos disponíveis para sudorese excessiva e são classificados em dois grupos: cirúrgicos e não cirúrgicos.

Dentre os procedimentos não cirúrgicos estão os medicamentos que podem ser em forma de antitranspirantes, comprimidos, cremes manipulados, utilização de lontoforese e a aplicação de botox (toxina botulínica).

De maneira geral, com exceção dos casos leves, os medicamentos amenizam o problema a curto e médio prazo, sendo necessária uma constante manutenção para atingir o resultado esperado.

A intervenção cirúrgica que pode ser pela aspiração das glândulas das axilas ou através da simpatectomia (cirurgia do suor) que é realizada através de pequenas incisões por videocirurgia  e que na maioria dos casos significa a cura definitiva para os pacientes.

O que é o suor compensatório?

Após a realização do procedimento cirúrgico em alguns casos pode haver o aumento ou o aparecimento de suor em excesso em outras partes do corpo que anteriormente não eram afetadas.

Cerca de 40% dos pacientes submetidos a cirurgia não apresentam o suor compensatório e, em 55% dos casos a quantidade é moderada. Somente 8% dos operados apresentam suor em quantidade intensa.

Se o método utilizado foi com o uso de clip, ele pode facilmente ser retirado, porém se a cirurgia foi realizada com corte, retirada ou queimadura de um segmento do nervo, uma reconexão deverá ser realizada e é um procedimento um pouco mais complexo, no qual o Dr.

Malucelli é pioneiro e especialista.

É importante lembrar e estar ciente de que cada caso é um caso e que os pacientes precisam ser tratados de acordo com as sua necessidade particulares, por isso a procura por um médico de confiança e especializado no assunto é essencial.

O Dr. Malucelli tem vasta experiência no assunto e poderá realizar o tratamento ideal para o seu caso. Acesse o site, agende uma avaliação e aumente a sua qualidade de vida.

Relacionados: