Imagem do Site Dr. Malucelli e Vias Aéreas Languages idioma Portugês idioma Espanhol idioma Inglês  
Dr. Antonio V. Malucelli - CRM 11502-PR
Mestre e Professor em Cirurgia
busca no site
  Home Portal Sobre Dr. Malucelli Contato  

Tumor do Mediastino – Tumor Mediastinal

INTRODUÇÃO


Nessa seção descreveremos o diagnóstico e tratamento do(s) tumor(es) do mediastino.


Abordaremos: tumores do mediastino ântero-superior (tumor do timo, timoma, bócio intratorácico, teratoma, linfomas Hodgkin e linfoma não Hodgkin do tórax e tumores germinativos); tumores do mediastino médio (cistos entéricos, cisto pericárdico, cisto broncogênico, linfoma do mediastino, tumores do coração, tumores do pericárdio e adenomegalias mediastinais); tumores do mediastino posterior (tumores de nervos torácicos, neuroblastoma torácico, schwanoma torácico, neurofibroma, ganglioneuroma, paraganglioma, feocromocitoma, aneurismas da aorta).


Se você tiver interesse em tratar a sua doença com nosso grupo envie email solicitando informações. Enviaremos resposta detalhada de como você poderá fazer toda a programação por intermédio da internet/telefone. Assim, você poderá vir para Curitiba diretamente para uma consulta e, no dia seguinte, faremos o tratamento cirúrgico de sua doença.



INFORMAÇÕES GERAIS

O que é o mediastino? 

É o espaço que fica atrás do osso esterno (no meio do tórax), no espaço entre os dois pulmões. Nessa localização estão algumas estruturas como: o timo, tireóide intratorácica, gânglios mediastinais, coração e grandes vasos, esôfago e coluna.

Portanto, todas as doenças que possam comprometem esses órgãos são as doenças que chamamos “do mediastino”.

                                                    

Figura acima: os dois pulmões. O espaço que fica entre eles é o mediastino.

                                      

Figuras acima: atlas de anatomia com a visão lateral esquerda do tórax (mediastino) e a visão lateral direita do tórax (mediastino).

Doenças que podem ocorrer no mediastino

1. Mediastino ântero-superior – tumor do timo, timoma, bócio intratorácico, teratoma, linfomas (Hodgkin e não Hodgkin) do tórax e tumores germinativos.


2. Mediastino médio - cistos entéricos, cistos pericárdicos, cistos broncogênicos, linfomas, tumores do coração e pericárdio e adenomegalias mediastinais.


3. Mediastino posterior – tumores de nervos (neuroblastoma, schwanoma, neurofibroma, ganglioneuroma, paraganglioma), feocromocitoma, aneurismas da aorta, tumores e cistos do esôfago.


Sintomas do(s) Tumor(es) do Mediastino / Câncer do Mediastino / Doenças do Mediastino


De forma geral os sintomas das doenças do mediastino decorrem da compressão de estruturas vizinhas e, portanto, são inespecíficos como: dor torácica, sensação de peso, tosse seca, dificuldade respiratória, aumento de volume na região cervical (pescoço), disfagia (dificuldade de engolir alimentos), infecção pulmonar de repetição, etc. 


Diagnóstico

A maioria desses tumores só irá gerar sintomas quando for de tamanho volumoso. Portanto, o diagnóstico é geralmente feito através de uma radiografia de tórax de rotina. O exame a seguir será uma tomografia de tórax e, dependendo do que for encontrado, será feita uma cintilografia ou ressonância magnética, ou ainda, uma endoscopia respiratória ou digestiva.

Figura acima: radiografia do tórax com alargamento do mediastino (área branca no meio). Essa imagem sugere que haja um tumor na região.


                                   

Figuras acima: tomografia do tórax com um tumor no mediastino (visível em branco, no meio da gravura). Na segunda imagem é visível uma invasão do tumor na região anterior das costelas.


Diagnóstico definitivo

O diagnóstico definitivo da maioria dos tumores do mediastino / doenças do mediastino será alcançado com uma biópsia e exame de anatomia patológica.


Em alguns essa biópsia poderá ser com uma punção aspirativa (aspiração de células). Na maioria das vezes a punção não será o suficiente e teremos que utilizar outro método cirúrgico para obter um fragmento maior do tumor e, com isso, conseguiremos o diagnóstico definitivo.


As cirurgias mais utilizadas para biopsiar e, eventualmente, já tratar os tumores do mediastino são: a mediastinoscopia / mediastinotomia, a videocirurgia torácica, minicervicotomia e a cirurgia torácica minimamente invasiva.


Após a realização das biópsias, o material é enviado para realização de exames de anatomia patológica com uso de colorações especiais (imunohistoquímica). Somente a partir daí obteremos o diagnóstico definitivo do tumor e, dessa maneira, poderemos instituir o melhor tratamento possível para cada doença.

                                    

Figuras acima: equipamentos e método de mediastinoscopia. A primeira mostra a região cervical de uma pessoa (local onde será realizada a incisão cirúrgica). A segunda mostra os equipamentos de mediastinoscopia. E na última, o mediastinoscópio introduzido na região cervical para atingir o mediastino e coletar amostras (biópsias).

 

Tratamento

O tratamento dependerá do diagnóstico obtido nas biópsias, idade do paciente, estado geral e tipo do tumor com seu estadiamento.


A maioria dos tumores do mediastino poderá ser tratada e obter cura através da retirada cirúrgica. Eventualmente haverá necessidade de fazer quimioterapia após a cirurgia.


A imensa maioria dos linfomas é tratada com quimioterapia, mas se após esse tratamento ainda houver massa tumoral, essa pode ter indicação de ressecção (retirada) cirúrgica.

 

                                       

Figuras acima: tumores de mediastino que foram ressecados por intermédio de cirurgia (em 3 pacientes).


NOSSA EXPERIÊNCIA NO TRATAMENTO DO TUMOR DO MEDIASTINO / CÂNCER DO MEDIASTINO

O Dr. Antonio V. Malucelli obteve especial formação em oncologia do tórax em adultos e crianças no mais reconhecido centro mundial de câncer, o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (em New York - USA), bem como na Harvard University (em Boston - USA). Atua ativamente como cirurgião torácico e na área de pesquisa científica desde 1993.


O Dr Malucelli atuou como professor universitário e preceptor da residência médica de cirurgia torácica do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba até o ano de 2005, e é mestre em cirurgia pela Universidade Federal do Paraná.

Foi autor do capítulo “Estadiamento e Tratamento do Câncer de Pulmão”, publicado no livro: Câncer - Editora Metisul –1997. Esse capítulo foi revisado no início de 2007 e reeditado em 2008, completamente atualizado.


Veja informações sobre outras doenças que seja de seu interesse em nosso portal www.medicinadotorax.com.br.


QUAL A MAIOR INOVAÇÃO PARA TRATAR ESSA DOENÇA? 

A maior inovação está nas formas de abordagem dessa doença e na técnica cirúrgica (maneira como a cirurgia é feita) empregada pelo cirurgião. As discussões dessas técnicas se dão em congressos médicos científicos nacionais e internacionais, dos quais o Dr. Malucelli tem participado, apresentando temas e assistindo a palestras. Os mais recentes foram:

ANO DE 2003

V International Symposium, em Erlangen, na Alemanha. Nesse evento foram discutidas técnicas de cirurgia minimamente invasiva e de videocirurgia do tórax.


ANO DE 2004

1º Latin American Conference on Lung Cancer, em São Paulo-SP. O evento reuniu as maiores autoridades mundiais em Oncologia Torácica para discutir tratamentos e prevenção do câncer de pulmão. O evento foi promovido pela International Association of Study of Lung Câncer e American Society of Clinical Oncology.

100th International Conference - American Thoracic Socity - ATS 2004 – em Orlando, Florida, USA. Esse evento congraça 15 mil especialistas todos os anos. Durante cinco dias foram debatidos temas de cirurgia torácica / oncologia torácica e especialidades afins.

II Congresso Sul Brasileiro de Cirurgia Torácica - o Dr. Antonio V. Malucelli foi o PRESIDENTE desse evento, realizado em Curitiba-PR. Esse é o maior evento do sul do País em cirurgia do tórax. É promovido a cada 2 anos, com cada edição sendo realizada em um Estado da região Sul.

 

ANO DE 2005

VI International Symposium em maio, em Viena, Áustria. Foram demonstrados avanços no tratamento de diversas doenças com a utilização de uma modalidade de cirurgia do tórax minimamente invasiva / videocirurgia do tórax. O Dr. Malucelli participou do evento, apresentando tema relativo à sua experiência na cidade de Curitiba-PR, Brasil.

XIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica, III Simpósio Brasileiro de Oncologia Torácica e VII Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória, em Goiânia-GO. Evento de importância científica nacional, com participação confirmada de 7 autoridades internacionais nos temas de cirurgia do tórax e oncologia torácica.

ANO DE 2006

III Congresso Sul Brasileiro de Cirurgia Torácica, realizado em Porto Alegre-RS.

ANO DE 2007


XV Congresso Sudamericano de Cirurgia Torácica, XVIII Congresso Sudamericano de Broncología, V Congresso Uruguayo De Cirurgía Torácica, XI Encuentro Iberoamericano de Neumologia y Cirurgia Torácica, realizados em Montevidéu – Uruguai.



ANO DE 2008


I Encontro Europeu de Cirurgia Laríngo – Traqueal, em Valencia – Espanha. Durante 3 dias foram discutidos, com sessões teóricas e práticas, todos os temas relacionados à laringe, traqueia e brônquios. Estavam presentes as 8 maiores autoridades mundiais nesse tema.


II Curso Internacional de Via Aérea Pediátrica, em setembro, no Chile. Estavam presentes o Dr Malucelli, do Brasil, e as 3 maiores autoridades mundiais desse tema.



ANO DE 2009


Congresso Internacional de Videocirurgia, em março, na cidade de Nova York.

XVI Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica, em abril, na cidade de Curitiba – Paraná – Brasil.


1 | ver no mapa | 1

© Copyright 2010 Dr.Malucelli e Vias Aéreas | Todos os direitos reservados | Política de Privacidade e Termos de Uso | login